BABEL À ESQUERDA

DA POLITICA À LITERATURA, CIÊNCIAS, ACONTECIMENTOS E ADENDOS.

Carta ao Presidente da Academia Brasileira de Ciências: solidariedade com Gaza!

Senhor Presidente da Academia Brasileira de Ciências,

Fiquei surpreso com sua mensagem transcrita abaixo.

O governo de Israel agride e mata centenas de civis, dentre os quais crianças cujas fotos escandalosas guarnecem a imprensa.

Enquanto isso, parte da população israelense, que reivindica descender das vítimas dos campos de extermínio e dos guetos, comparáveis aos campos de refugiados que Israel mantém cercados e esfaimados, se alegra e assiste de camarote aos bombardeios da população civil.

Durante dezenas de anos Israel apoiou, política e materialmente, os governos fascistas da América Central, particularmente, o governo da Africa do Sul, que hoje “democratas” de ultima hora bajulam, quando antes o definiam como “terrorista”.

Indigna-me que em nome de uma entidade como a Academia Brasileira de Ciências, constituída de pessoas com opiniões políticas diversas, mas que deveriam comungar no respeito aos direitos humanos, seja confirmado: “compromisso de cooperação com os cientistas israelenses, sobretudo a cooperação da ABC com a Academia de Ciências e Humanidades daquele país”.

Muitos esperariam, bem ao contrário, que a ABC se manifestasse contra a agressão por Israel, apoiando aqueles que advogam seu boicote comercial, cultural e turístico. Há hoje um intenso movimento na comunidade científica internacional a respeito do massacre da população palestina [ Vide:http://www.theguardian.com/world/2014/jul/18/arms-trade-israel-attack-gaza%5D e a ABC se coloca na contra-mão desse movimento contra o que protesto energicamente.

Acrescento que as instituições científicas e acadêmicas de Israel colaboram estreitamente com a indústria militar e a ocupação do território palestino e que o movimento pelo boicote exclui de seus chamados os indivíduos, centrando nas instituições. Finalmente, lembro que através da cooperação com instituições do Estado brasileiro, Israel provê armas, expertise e apoio às operações repressivas contra os movimentos sociais em nosso país.

Agora, quando o governo esboça uma sombra de atitude independente – que recebe aliás resposta grosseira, imagine só se o governo brasileiro qualificasse um outro país de “anão diplomático”, quantos protestos isso não suscitaria – vem a Presidência da ABC e um de seus diretores apoiar a agressão, à qual aliás parte importante da opinião israelense, embora ainda minoritária, se opõe.

No aguardo de sua resposta,

atenciosamente,

Bernardo Boris Vargaftig

Membro titular da ABC

 

Transcrição da mensagem da Presidência da ABC

Caros colegas,

Em virtude das notícias das hostilidades na região do Oriente Médio que compreende o Estado de Israel, sem previsão de trégua a curto prazo, eu conversei com o Diretor Luiz Davidovich, e resolvemos escrever ao Governo de Israel, através de sua Embaixada no Brasil, reafirmando o nosso compromisso de cooperação com os cientistas israelenses, sobretudo a cooperação da ABC com a Academia de Ciências e Humanidades daquele país. Entretanto, comunicamos delicadamente que não indicaríamos por hora jovens, entre 17 e 21 anos, para o World Science Conference, agendado para iniciar em 16 de agosto próximo.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 31 de julho de 2014 por em Política, Solidariedades e marcado , , , .

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 14 outros seguidores

Quilombo Spartacus

Blog de Santiago Marimbondo para debater temas da política nacional, internacional e de teoria marxista.

%d blogueiros gostam disto: