BABEL À ESQUERDA

DA POLITICA À LITERATURA, CIÊNCIAS, ACONTECIMENTOS E ADENDOS.

Paulo Duarte, Buzaid, o golpe de 1964 e os dias de hoje…..

Paulo Duarte foi um intelectual “progressista-conservador”, que conforme o momento histórico tomava posições contraditórias, com frequência moralistas, uma espécie de esquerda da antiga UDN. Algo não muito recomendável em geral. Já Buzaid, ferrenho anticomunista e o colaborador mais íntimo do idealizador do AI-5, Luiz Antonio da Gama e Silva (um dos predecessores de Rodas e Zago) defendia a ditadura, dizendo que o regime “teve que aparelhar-se” para “o expurgo dos maus elementos”, sob forte influência da ideologia da Guerra Fria. Na USP, atuou no “controle ideológico da universidade”. Um dos inúmeros professores perseguidos foi justamente Paulo Duarte, que ficou conhecido por seu livro de memórias “O processo dos rinocerontes: razões de defesa e outras razões”, no qual conta bastidores de seu processo interno de demissão, iniciado a partir de uma moção do futuro ministro, que exigia o desagravo pelas críticas de Duarte a respeito da existência de “terrorismo cultural” da ditadura nos campi universitários.,

Às vezes entretanto, Duarte acertava, como no pronunciamento ao Conselho Universitário em 1964, transcrito abaixo, à partir do Livro Negro da USP, publicado pela ADUSP em 1979, que se aplica ao momento atual. Eis o trecho:

“(…) Por não termos reagido às primeiras violências, por nos termos conservado num silêncio de intimidação quando devíamos  gritar, as desfeitas se sucedem, os agravos à Universidade repetem-se e, agora, são até indivíduos fanáticos ou inescrupulosos  que agem contra ela, para abafar a sua voz que tem de ser livre sob pena de não ser Universidade, ou então para vingar-se de professores ou abocanhar-lhes os postos (…)”

Comentário do colega que me transmitiu esta citação: “Que tal? É parte de uma fala ao CO da época. Também não deu em nada…”.

 

 

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 12 de agosto de 2014 por em Comentários, Educação, Política, Universidades e marcado .

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 14 outros seguidores

Quilombo Spartacus

Blog de Santiago Marimbondo para debater temas da política nacional, internacional e de teoria marxista.

%d blogueiros gostam disto: